Trans-in-corporados

Jandir Jr <jandir.jr@museudeartedorio.org.br>12 de junho de 2018 11:57
Para: epsmar@googlegroups.com, janaina.melo@museudeartedorio.org.br, priscilla.souza@museudeartedorio.org.br

Oi, pessoal.

Hoje, há pouco, o produtor do trans-in-corporados entrou em contato comigo e com o antonio fazendo uma proposta: que nós fizéssemos a performance que propomos durante os três dias de evento (23, 24 e 25 de agosto), ao invés de somente em um.

Pretendia antes pedir um dia de folga em agosto para realizar a performance, mas frente a proposta deles decidi enviar esse e-mail para perguntar se, de alguma forma, eu poderia realizar a performance da Amador e Jr. cumprindo-a em meu período de trabalho como educador, durante esses três dias, ou não.

Isso me vem por entender a realização de Ronda (https://cargocollective.com/amadorejr/Ronda) possível não só pelo mútuo interesse do evento e do Museu de Arte do Rio, mas por se desenvolver em minha própria atuação profissional aqui. Isso significa também que entendo que essa prática artística deve se estender para o que faço na mediação em museu, o que me faz pensar em atuar mais diretamente no agenciamento dxs terceirizadxs, a partir da performance da Amador e Jr. ou não, como uma devolutiva desejável, já que começamos a pensar na atuação delxs como educadorxs em nossa última reunião.

Enfim, há a vontade de desenvolver um corpo de trabalho mais afinado entre meu trabalho em arte e em mediação, mas sobretudo pergunto se conseguiria performar como trabalho no museu, sem consumir minhas folgas. Faço essa pergunta plenamente consciente sobre a possível impossibilidade dessa abertura, por conheçer nossa exígua capacidade com a equipe atual. Mas pareceu uma boa oportunidade de, ao menos, falar sobre a crença na responsabilidade que carrego sobre fazer performances sobre trabalhadorxs da arte onde, justamente, trabalho como mediador.

Um beijo,

Jandir Jr.
Educador
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ
+55 (21) 3031.2741  museudeartedorio.org.br
twitter.com/MuseuArteRio | instagram.com/museudeartedorio | facebook.com/museudeartedorio