Publicação do texto Convocatória RUA na primeira edição da revista Fala Quebradas! | 2014

 

Convocatória RUA

RUA – Residência Urbano-Artística – é um programa de residências voltado a artistas e criadores em geral, com o intuito de estimular a ocupação de espaços urbanos públicos de trânsito na condição de moradores de rua, para assim efetiva-los enquanto lugar de criação por tempo expandido, tal qual ateliês para artistas, bloco de notas para escritores, laboratórios para cientistas, entre outros espaços e práticas.

O período de ocupação da RUA está aberto! Todos os espaços urbanos públicos de trânsito estão amplamente preparados para recebê-los. Recomendamos que não portem dinheiro ou quaisquer outros utensílios nessa residência, mas que adquiram o que precisarem ou quiserem, tanto para subsistência quanto para seus projetos de criação, através da caridade ou dos meios utilizados pelos residentes permanentes, moradores de rua que não chegaram a estes lugares por meio desta convocatória.

Reconhecemos que a presença de residentes permanentes pode tornar indiscernível para o público geral quem são os artistas/criadores participantes da residência. Mas neste problema geramos também uma dupla esperança: a de que vocês possam aprender modos de (sobre)vivência distintos dentro dos espaços urbanos públicos de trânsito através do encontro com estes que a tanto tempo estão ali e a esperança de que as suas práticas nesta residência possam trazer atenção às práticas artísticas e criativas destes moradores permanentes das ruas, despercebidos boa parte do tempo pelos transeuntes urbanos.

A RUA urge!
Participem!